sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ah, o verão!

Chegou a esperada estação! Verão ...estação das praias, piscinas, viagens e de muito, muito sol. E por isso, temos que tomar cuidado de nunca esquecer o famoso filtro solar, como diria Pedro Bial.

Mas, quimicamente falando, como é que funciona esse tal protetor solar?

Os filtros são formados por moléculas orgânicas capazes de absorver a radiação UV (alta energia) e transformá-la em radiações com energias menores e inofensivas aao ser humano.
Estas moléculas são, essencialmente, compostos aromáticos com grupos carboxílicos. No geral, apresentam um grupo doador de elétrons, como uma amina ou um grupo metoxila, na posição orto ou para do anel aromático.

Ao absorver a radiação UV, os elétrons situados no orbital p HOMO (orbital molecular preenchido de mais alta energia) são excitados para orbital p* LUMO (orbital molecular vazio de mais baixa energia) e, ao retornarem para o estado inicial, o excesso de energia é liberado em forma de calor. As transições eletrônicas que estão envolvidas durante a absorção da luz UV ocorrem entre a diferença de energia HOMO - LUMO.


Bom verão, gente!

"Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário