segunda-feira, 2 de julho de 2012

História da Química no Ensino médio - uma proposta


A História da Química vem ocupando espaço cada vez maior junto aos
estudos de História e Filosofia da Ciência; logo, por que não incluí-la nas aulas
de Química do Ensino Médio, onde poderá agir como facilitadora da
aprendizagem, indicando a origem de conceitos que muitas vezes os
estudantes apenas ouvem, decoram, mas não conseguem compreendê-los?



Por meio da história das idéias, conceitos e conteúdos podem ser mais
bem compreendidos pelos alunos quanto à seqüência e evolução do
conhecimento, passando a se apresentar o conhecimento científico como fruto
da construção da humanidade, desmistificando os papéis dos erros e acertos e
ressaltando a dimensão histórico-social do processo de produção do
conhecimento na Ciência.


Fonte: Cebulski, E.S; Matsumoto, F.M. A história da química como facilitadora da aprendizagem do ensino de química.




Área da ciência que mais me fascina...o estudo da história tem o poder de desmistificar os "Gênios" que conhecemos, mostrar que nós estudantes também podemos, sim, fazer história, inventar, criar, mudar os paradigmas. A história da ciência pode mostrar para o aluno que química e física não é la aquele bicho de sete cabeças que aparenta e gerar entre eles um maior interesse pelo conhecimento! 


Será que um dia estará entre as disciplinas do ensino médio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário