terça-feira, 8 de março de 2011

Elementos: Mistérios Desvendados

Ouro todo mundo conhece. É aquele metal amarelo, brilhante, comumente encontrado no TEMÍVEL formato de aliança.
O mercúrio também é fácil de reconhecer. Encontrado dentro de termômetros, tem cor cinza e é líquido à temperatura ambiente.
Prata, ferro, alumínio, carbono… Todos estes elementos são fáceis de encontrar por aí e grande parte das pessoas os reconhecem.
Mas vai dizer que você nunca pensou, ao olhar o elemento 115 na tabela periódica, “meu, como será que é este ununpentium”? Eu sempre pensei isso. Unumpentium é um nome fabuloso para um material.
-De que é feito o amortecedor deste teu tênis?
-Unumpentium.
-OMG! Eu preciso comprar meu novo Nike hoje mesmo!

Se você é assim como eu, então seus problemas se acabaram. A Universidade de Nottingham, terra do xerife mais famoso da antiga Inglaterra, lançou o site The Periodic Table of Videos, onde vídeos dos elementos da tabela periódica podem ser encontrados.
Neste vídeos, pesquisadores da universidade manipulam amostras dos elementos, de modo que podemos finalmente ver como é a cara daquele monte de siglas desconhecidas.
Tudo em inglês, obviamente.

Aliás o cara tem uma canequinha shooow de bola, da qual eu terei uma cópia em questão de dias.
E talvez venda algumas na faculdade $.$

Se não quiser o link joga no youtube o nome do elemento que você deseja ver (em inglês) e veja como ele é...como ele reage...no que é usado.. etc.


Magnésio, I love you.
Pena que não é desta vez que vocês conhecerão o unumpentium. De acordo com o vídeo, ele só existe em teoria: uma amostra real dele nunca foi observada.

Vale a pena um terço do meu salário ir em aulas de inglês.

Obrigada e volte sempre.

Atualização
Fonte: A Grande Abóbora

Nenhum comentário:

Postar um comentário