terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Limão x Sol = Queimaduras?

Ia escrever sobre refrigeração hoje, mas, cheguei em casa com muita vontade beber limonada e enquanto cortava o limão lembrei de uma amiga que, certa vez, apareceu com queimaduras na pele depois de um churrasco... e você sabe por que isso acontece?

A exposição ao sol após o contato com o limão ou qualquer fruta ácida e algumas plantas, provoca manchas na pele. Tais manchas são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotomelanose e ocorrem principalmente nas mãos, braço e boca (locais mais propensos ao contato).

As manchas são provocadas por causa do elemento chamado bergapteno, presente nas cascas, raízes e frutas verdes que é absorvido pela pele. Ao entrar no organismo, essa substância absorve grande quantidade de radiação solar que provoca inflamações na pele.

As manchas podem ter tamanho e coloração variada de acordo com a quantidade do suco em contato com a pele. Existem casos em que a quantidade do suco é tão grande que atinge a camada mais profunda da pele (a derme) e provoca manchas avermelhadas e bolhas.

Normalmente, as manchas provocadas por exposição de sucos ácidos e plantas com posterior exposição ao sol tendem a desaparecer com o passar dos tempos. Porém, se porventura as manchas não apresentarem nenhuma modificação quanto ao clareamento, é recomendável buscar orientação médica para a aplicação de pomadas que poderão auxiliar no tratamento. É importante a utilização de protetor solar na região afetada, para que a mancha não se torne permanente na pele.

Ao manusear frutas e sucos ácidos e ainda plantas, é imprescindível a lavagem das mãos e regiões próximas para evitar o aparecimento de tais manchas. Então, gente, cuidado com o limão em dias de sol, ok?!

(Fonte: www.mundoeducação.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário