domingo, 30 de janeiro de 2011

Trapaça Sexual


Esse assunto foi tratado em uma das palestras que tive na Semana da Química na UEM...

As abelhas que produzem mel polinizam as flores. Todos nós já vimos programas sobre a natureza e ouvimos dos narradores, cheios de autoridade, que "o instinto diz às abelhas que flores devem polinizar..." etc, etc. Instinto, coisa nenhuma. O sexo diz às abelhas que flores elas devem polinizar. As abelhas fêmeas da espécie Andrena nigroaenea produzem uma mistura complexa de pelo menos 14 alcanos e alcenos com 21 e 29 átomos de carbono. O odor dessa mistura atrai os zangões da espécie. Os atratores sexuais, ou feromônios, estão onipresentes no reino animal e são bastante específicos para cada espécie.[...] as coberturas protetoras das folhas que impedem a perda de agua são alcanos. A orquídea Ophrys sphegodes depende do zangão Andrena para a polinização. Curiosamente, a composição da cera das folhas da orquídea é quase idêntica à da mistura de feromônios da Andrena. Os três componentes principais do feromônio e da cera são os alcanos de cadeia linear tricosano (C23H48), pentacosano (C25H52) e heptacosano (C27H56), na relação 3:3:1.
Este é um exemplo do que é chamado de "imitação química", ou seja, o uso, por uma espécie, de uma substância química para obter uma determinada resposta, não necessariamente normal, de uma outra espécie. Esta orquídea é ainda mais inovativa do que a maioria das plantas, pois sua flor, cuja forma e cor se parecem com as do inseto, também produz a mistura semelhante o feromônio em alta concentração. Assim, o zangão não resiste, é atraído pela orquídea pelo que foi descrito pelos descobridores do feromônio como um caso de "trapaça sexual".

Fonte do texto: K.P.C. Volthard e N.E.Schore. Quimica Orgânica; estrutura e função. 4 ed.Trad.Ricardo Bicca de Alencastro et al. Porto Alegre, Bookman, 2004. p.92

Nenhum comentário:

Postar um comentário