quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gás da voz do Pato Donald

Já ouviu falar no gás que distorce a voz, deixando ela mais fina? E sabe como isso acontece? 
Para matar a charada é preciso recorrer a uma das mais importantes leis da física, aquela que diz que "quanto mais densa a molécula, menor sua velocidade".

O hélio, usado para encher balões, é sete vezes mais leve do que o ar que respiramos. Assim, quando ingerido, ele faz com que a velocidade com que a voz humana se propaga seja maior. Mas isso é apenas um pedaço da explicação.
A segunda parte da resposta está em outro ramo da física, a acústica. Quando aumentamos a velocidade do som, elevamos consequentemente a sua frequência (número de ondas sonoras formadas por segundo). Aumentando a freqüência, a voz tende a se tornar mais aguda e a soar bem estridente, como a voz do Pato Donald nos desenhos animados. "Do mesmo jeito, se um gás mais denso que o ar for ingerido, ele diminui a velocidade e a freqüência do som, e a voz engrossa, ou seja, se torna mais grave".

Fonte: Revista Superinteressante
Tema Sugerido por: Irmão.

Um comentário:

  1. muito legal isso hein,gosto muito de fisíca nõa que eu me dê muito bem cm ela, mas axo os temas abordados mto curioso, parabens!
    saiba que eu sou seu fam hein!!!!!!!!!!
    abraço
    Marcelo Andrik

    ResponderExcluir