segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Porque pegar a garrafa pelo meio congela a cerveja?

Bem, não que eu goste tanto assim de cerveja ou que esse blog pertença a uma botequeira,rs .... Mas digamos que a cerveja é um tema "frequente" quando falamos de química no dia-a-dia... Então, quando você estiver no bar com os amigos tomando aquela gelada...explique porque não se deve pegar a garrafa pelo meio, afinal, cerveja também é cultura.

Boteco, baixa gastronomia, bate-papo e loiras geladas. Extremamente geladas, por sinal. O garçom traz a garrafa, você vai servir no copo do pessoal e tudo o que sai dela é uma espécie de raspadinha de cerveja. O fenômeno possui, porém, um nome científico: superfusão.
A cerveja (Tão querida!), nada mais é do que uma solução aquosa. Na água nós temos as substâncias responsáveis pelo sabor e odor dissolvidas, juntamente com o álcool e o gás carbônico. Ao ser engarrafada, a pressão interna aumenta, abaixando o ponto de congelamento. A presença do álcool também abaixa o ponto de congelamento, mas por estar presente em pequena quantidade (aproximadamente 5% na cerveja), altera pouco. A mistura de todas estas substâncias é que explica porque a cerveja não congela em temperatura bem abaixo da de congelamento da água, sendo possível encontrá-la no estado líquido mesmo abaixo de 0 ºC.
A sobrefusão ocorre porque a cerveja recebe em sua fabricação a adição de gás carbônico (CO2), que aumenta a pressão dentro da garrafa. A pressão e as baixas temperaturas fazem com que uma quantidade maior de gás carbônico permaneça no líquido. Em certas temperaturas pouco abaixo de zero graus Celsius, essa mistura encontra-se em estado bastante instável (em sobrefusão), em que uma pequena alteração na temperatura basta para congelá-la.
Quando seguramos a garrafa pelo meio, causamos um desequilíbrio em seu interior, O calor de nossas mãos faz com que mais gás carbônico dissolvido na cerveja passe do estado líquido para o estado gasoso, sendo liberado. Isso reduz ainda mais a temperatura do líquido, que acaba congelando. Quando, porém, seguramos a garrafa pelo gargalo, a alteração é mínima e a cerveja permanece líquida.

4 comentários:

  1. Fonte: www.brejas.com.br
    www.vestibulandoweb.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sorte que esse bolg não foi feito por uma botequeira né! muito interessante a explicação, se eu bebeçe eu não pegaria mais a garrafa pelo meio!

    ResponderExcluir
  3. Porque o co2 gasoso congela todo o restate do líquido?

    ResponderExcluir
  4. Porque o co2 gasoso congela todo o restate do líquido?

    ResponderExcluir